segunda-feira, 4 de junho de 2007

BIBLIOTECA VICENTE MARTINS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL




No meu entender, para estar em sintonia com as propostas do MEC na área de educação especial, na verdade, em educação inclusiva, há necessidade, de logo, conhecer estas obras abaixo:



BIBLIOGRAFIA SOBRE : TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (sugestão de leitura)

Vicente Martins

BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral e outras alterações motoras. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.215-233
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.290-308.
COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004.
FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência mental. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.193-214.
GINÉ, Climent. A avaliação psicopedagógica. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.275-289.
LÓPEZ, Feliz. Problemas efetivos e de conduta na sala de aula. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp. 113-128.
MARCHESI, Álvaro. A prática das escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.31-52.
MARCHESI, Álvaro. Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.15-30.
MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento e educação das crianças surdas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.171-192.
MARCHESI, Álvaro. Os alunos com pouca motivação para aprender. COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.129-150
MARTÍN, Elena. Ensinar a pensar por meio do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.309-329
OCHAÍTA, Esperanza e ESPINOSA, Maria Ángeles. Desenvolvimento e intervenção educativa nas crianças cegas ou deficientes visuais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.151-170.
PANIAGUA, Gema. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.330-346.
RIVIÈRE, Angel. O autismo e os transtornos globais do desenvolvimento. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.234-254
ROMERO, Juan F. Atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.53-71
SÁNCHEZ, Emilio. AZ linguagem escrita e suas dificuldades: uma visão integradora. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.90-112.
TAMARIT, Javier. O aluno com necessidades de apoio generalizado. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.255-274.
VALMASEDA, Marian. Os problemas de linguagem na escola. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.72-89.

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