No meu entender, para estar em sintonia com as propostas do MEC na área de educação especial, na verdade, em educação inclusiva, há necessidade, de logo, conhecer estas obras abaixo:
BIBLIOGRAFIA SOBRE : TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (sugestão de leitura)
Vicente Martins
BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral e outras alterações motoras. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.215-233
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.290-308.
COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004.
FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência mental. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.193-214.
GINÉ, Climent. A avaliação psicopedagógica. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.275-289.
LÓPEZ, Feliz. Problemas efetivos e de conduta na sala de aula. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp. 113-128.
MARCHESI, Álvaro. A prática das escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.31-52.
MARCHESI, Álvaro. Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.15-30.
MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento e educação das crianças surdas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.171-192.
MARCHESI, Álvaro. Os alunos com pouca motivação para aprender. COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.129-150
MARTÍN, Elena. Ensinar a pensar por meio do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.309-329
OCHAÍTA, Esperanza e ESPINOSA, Maria Ángeles. Desenvolvimento e intervenção educativa nas crianças cegas ou deficientes visuais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.151-170.
PANIAGUA, Gema. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.330-346.
RIVIÈRE, Angel. O autismo e os transtornos globais do desenvolvimento. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.234-254
ROMERO, Juan F. Atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.53-71
SÁNCHEZ, Emilio. AZ linguagem escrita e suas dificuldades: uma visão integradora. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.90-112.
TAMARIT, Javier. O aluno com necessidades de apoio generalizado. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.255-274.
VALMASEDA, Marian. Os problemas de linguagem na escola. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.72-89.
Vicente Martins
BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral e outras alterações motoras. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.215-233
BLANCO, Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.290-308.
COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004.
FIERRO, Alfredo. Os alunos com deficiência mental. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.193-214.
GINÉ, Climent. A avaliação psicopedagógica. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.275-289.
LÓPEZ, Feliz. Problemas efetivos e de conduta na sala de aula. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp. 113-128.
MARCHESI, Álvaro. A prática das escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.31-52.
MARCHESI, Álvaro. Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.15-30.
MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento e educação das crianças surdas. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.171-192.
MARCHESI, Álvaro. Os alunos com pouca motivação para aprender. COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.129-150
MARTÍN, Elena. Ensinar a pensar por meio do currículo. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.309-329
OCHAÍTA, Esperanza e ESPINOSA, Maria Ángeles. Desenvolvimento e intervenção educativa nas crianças cegas ou deficientes visuais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.151-170.
PANIAGUA, Gema. As famílias de crianças com necessidades educativas especiais. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.330-346.
RIVIÈRE, Angel. O autismo e os transtornos globais do desenvolvimento. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.234-254
ROMERO, Juan F. Atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.53-71
SÁNCHEZ, Emilio. AZ linguagem escrita e suas dificuldades: uma visão integradora. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.90-112.
TAMARIT, Javier. O aluno com necessidades de apoio generalizado. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.255-274.
VALMASEDA, Marian. Os problemas de linguagem na escola. In COOL, César, MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. (orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v.3. 2ª edição. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed 2004. pp.72-89.
Nenhum comentário:
Postar um comentário