segunda-feira, 4 de junho de 2007

BIBLIOTECA VICENTE MARTINS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA





PARTE I


1. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: caderno do coordenador e do formado. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
2. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: recomendações para a construção de escolas In clusivas. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
3. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
4. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades especiais de alunos com deficiência física/neuro-motora. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
5. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
6. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)
7. Brasil. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas de In clusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. 2ª ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da In clusão)

PARTE II

8. ALMEIDA, José Júlio Gavião de. Jogando com palavras. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 333-338.
9. ARAÚJO, Eliane Aparecida Campanha. Parceria família-profissional em educação especial: promovendo habilidades de comunicação efetiva. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 175-178.
10. BAPTISTA, Cláudio Roberto. A educação inclusiva no Rio Grande do Sul: o que aprendemos com as recentes pesquisas. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 205-211.
11. BIANCHETTI, Lucídio. Trabalho, multiculturalkismo, diversidade e (In )exclusão: uma longa história de duas heranças e um pesado legado. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 115-121.
12. BUENO, José Gerardo Silveira. As dissertações sobre a escola; balanço tendencial da produção do programa de pós-graduação em educação especial da UFSCar – 1981/2001. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.21-28.
13. CADER-NASCIMENTO, Fátima Ali Abdalah Abdel e COSTA, Maria da Piedade Resende da. A preparação do professor para atuação na área da surdo-cegueira. IN MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 63-66.
14. CADER-NASCIMENTO, Fátima Ali Abdalah Abdel e COSTA, Maria da Piedade Resende da. A contribuição da abordagem co-ativa para a educação do portador de surdo-cegueira. IN MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 67-75.
15. DEL PRETTE, Zilda A. P e DEL PRETTE, Almir. Avaliação do repertorio social de crianças com necesidades educacionais especiais. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 149-157.
16. DESSEN, Maria Auxiliadora e SILVA, Nara Liana Pereira. A família e os programas de In tervenção: tendências atuais. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 179-187.
17. DIAS, Tárcia R. S. Educação de srdos, In clusão e bilIn güismo. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 37-41.
18. DUARTE, Edison. A formação do profissional em atividade motora adpatada. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.339-342.
19. EMMEL, Maria Luisa G. Proposições sobre o significado e a função do brIn car no desenvolvimento In fantil. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 85-89.
20. FERREIRA, Júlio Romero, NUNES, Leila RegIn a O. P e MENDES, Enicéia Gonçalves. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.29-34.
21. FERREIRA, Maria Cecília Cacareto. Formação de professores. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.251-256.
22. FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores: interfaces entre a educação e a educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 245-249.
23. GALLO, Alex Eduardo e SOUZA, Deysy das Graças de. Ensino de reconhecimento de palavras com base em procedimentos de aprendizagem sem erro. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 271-282.
24. GIACOMIN I, Lilia e MAIA, Shirley Rodrigues. O atendimento ao aluno surdo-cego. IN MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.81-83.
25. LAMPREIA, Carolina. Uma perspectiva desenvolvimentista sócio-pragmática para o entendimento do autismo e suas implicações para a intervenção precoce. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 289-296.
26. LIMA, Emília Freitas de. O curso de pedagogia: situação atual e perspectivas. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 233-237.
27. LINHARES, Maria Beatriz Martins. Estresse, resiliência e cuidado no desenvolvimento de neonatos de alto risco. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 315-324.
28. LÖHR, Suzane SchmidlIn . Programas de habilidades sopciais para crianças com necessidades educativas especiais. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 167-172.
29. MARQUES, Carlos Alberto e MARQUES, Luciana Pacheco. O conhecimento no mundo atual: os rumos da educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 143-147.
30. MARTURANO, Edna M. Fatores de risco e proteção no desenvolvimento sócio-emocional de crianças com dificuldades de aprendizagem. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 159-165.
31. MASIN I, Elcie F. Salzano. Atendimento educacional a alunos portadores de surdo-cegueira. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.77-80.
32. MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
33. MENDES, Enicéia Gonçalves. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 221-230.
34. MORI, Nerli Nonato Ribeiro. EnsIn ar, aprender e diversidade: representações de alunos especiais In seridos em classes regulares. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 123-129.
35. MOURA, Maria Cecília de. BilIn güismo, educaç~çao, fonoaudiologia e In divíduo surdo. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp 49-53.
36. NUNES, Leila RegIn a d’Oliveira de, FERREIRA, Júlio Romero e MENDES, Enicéia Gonçalves Mendes. A produção discente da pós-graduação em educação e psicologia sobre o In divíduo com necessidades educacionais especiais. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 131-142.
37. OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Formação de professores em educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.239-243.
38. PARDO, Maria Benedita Lima. Pesquisa com intervenção: sua contribuição para a educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 299-304.
39. PEDROMÔNICO, Márcia Regina Marcondes. Instrumentos de triagem e a vigilância do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.325-330.
40. PEREIRA, Maria CristIn a da Cunha. BilIn güismo e aquisição da língua(gem) por crianças surdas. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 45-47.
41. QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: efeitos de modalidade e prátricas pedagógicas. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp 55-61.
42. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Abordagens metodol´pogicas aplicadas à educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 305-312.
43. REILY, Lúcia. Arte: espaço lúdico e constituição de cultura. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 101-105.
44. RODRIGUES, José luiz. Reflexões sobre a trajetória da pessoa em condição de deficiência mental e sua transição para a vida adulta. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 343-349.
45. SANTOS, Mônica Pereira dos. Desenvolvendo políticas e práticas inclusivas “sustentáveis”: o lado carioca de uma pesquisa internacional. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 213-219.
46. SIGOLO, Silvia RegIn a Ricco Lucato. Favorecendo o desenvolvimento In fantil: ênfase nas trocas In terativas no contexto familiar. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 189-195.
47. SILVA, Carla Cilene Baptista da. A presença de jogos e brIn quedos nas escolas especiais.In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 107-113.
48. SOBRINHO, Francisco de Paula Nunes e REIS, Ana Cláudia. Padrões internacionais para a preparação e a certificação dos professores de educação especial. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 257-260.
49. SOUZA, Deisy das Graças de et al. O ensino de leitura e escrita a escolares de risco: ensino de cópia e desempenho em ditado. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 263-269.
50. VICTOR, Sônia Lopes. O brIn car na educação In fanrtil e suas contribuições na In clusão da criança com necessidades educacionais especiais. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 91-99.
51. WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque e AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Empoderamento de famílias: o que vem a ser e como medir. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp. 197-202.
52. WINDHOLZ, Margarida H. e PICCINATO, Cíntia. Implementando uma classe “piloto”, com metodologia comportamental, em uma escola inclusiva. In MENDES, Enicéia Gonçalves, ALMEIDA, Maria Amélia e ALBUQUERQUE WILLIAM, Lúcia Cavalcante de (orgs). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2004. pp.285-288.

PARTE III

1. ALVES, Denise de et ali (orgs) Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
2. BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação inclusiva: atendimento eduvacional especializado para a deficiência mental. 2ª ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
3. DUK, Cynhia (org.). Educar na diversidade: material para formação docente.Brasília: MEC, SEESP, 2005.






Nenhum comentário: